Lição de casa

Recomendações do código holandês para dirigentes de

universidades e instituições científicas

Treinamento e supervisão

Oferecer treinamento em integridade científica a pesquisadores de todos os níveis e ao pessoal técnico

Incorporar a integridade científica às atividades educacionais

Estimular práticas responsáveis no ambiente de pesquisa

Garantir que jovens pesquisadores e alunos

de doutorado tenham supervisores qualificados

Criar critérios transparentes de contratação, promoção e remuneração

Cultura de pesquisa

Adotar boas práticas de pesquisa e agir se

elas estiverem sendo ignoradas

Valorizar boas práticas no contexto de

diferentes disciplinas

Publicação e disseminação

Promover acordos com órgãos de fomento

e outras instituições

para dar acesso e divulgar dados de pesquisa

Estimular a comunicação cuidadosa e rigorosa dos resultados de pesquisa

NORMAS E PROCEDIMENTOS ÉTICOS

Criar, quando necessário, comitês de aconselhamento sobre temas que envolvam a qualidade da pesquisa

Divulgar no site da instituição informações sobre suas políticas, atividades, posições e interesses

Selecionar conselheiros sobre integridade científica que possam ser consultados de forma rápida e sigilosa

Designar um comitê ou um gestor para avaliar alegações de má conduta

Zelar pelo respeito aos padrões de qualidade

e integridade na pesquisa

Fazer cumprir regulamentos, códigos de

conduta e protocolos relevantes

Estimular pesquisadores a discutir boas práticas, ajudar colegas a segui-las e informar desvios

Gerenciamento de dados

Criar uma infraestrutura de pesquisa que

garanta o gerenciamento de dados

Garantir que dados, códigos de software

e protocolos de pesquisas sejam guardados

permanentemente

Armazenar material usado em pesquisas por um prazo apropriado

Tornar acessíveis dados de pesquisa, respeitando sigilo quando necessário

Divulgar os critérios para consulta de dados

e protocolos de pesquisa

Lição de casa

Recomendações do código holandês para dirigentes de

universidades e instituições científicas

Treinamento e supervisão

Oferecer treinamento em integridade científica a pesquisadores de todos os níveis

e ao pessoal técnico

Incorporar a integridade científica às atividades educacionais

Estimular práticas responsáveis no ambiente de pesquisa

Garantir que jovens pesquisadores e alunos de doutorado tenham supervisores

qualificados

Criar critérios transparentes de contratação, promoção e remuneração

Cultura de pesquisa

Adotar boas práticas de pesquisa e agir se elas estiverem sendo ignoradas

Valorizar boas práticas no contexto de diferentes disciplinas

Zelar pelo respeito aos padrões de qualidade e integridade na pesquisa

Fazer cumprir regulamentos, códigos de conduta e protocolos relevantes

Estimular pesquisadores a discutir boas práticas, ajudar colegas a segui-las

e informar desvios

Gerenciamento de dados

Criar uma infraestrutura de pesquisa que garanta o gerenciamento de dados

Garantir que dados, códigos de software e protocolos de pesquisas sejam

guardados permanentemente

Armazenar material usado em pesquisas por um prazo apropriado

Tornar acessíveis dados de pesquisa, respeitando sigilo quando necessário

Divulgar os critérios para consulta de dados e protocolos de pesquisa

Publicação e disseminação

Promover acordos com órgãos de fomento e outras instituições

para dar acesso e divulgar dados de pesquisa

Estimular a comunicação cuidadosa e rigorosa dos resultados de pesquisa

NORMAS E PROCEDIMENTOS ÉTICOS

Criar, quando necessário, comitês de aconselhamento sobre temas que envolvam

a qualidade da pesquisa

Divulgar no site da instituição informações sobre suas políticas, atividades, posições e interesses

Selecionar conselheiros sobre integridade científica que possam ser consultados

de forma rápida e sigilosa

Designar um comitê ou um gestor para avaliar alegações de má conduta